Capital Lovers.


Viktor & Rolf e sua conceitualidade
Julho 12, 2010, 8:16 pm
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Quem não se lembra dos tules coloridos picotados e dos trench-coats formando as palavras ‘DREAM’ e ‘NO’?

Pois é, essas são obras dos holandeses Viktor Horsting e Rolf Snoeren, fundadores da maison Viktor & Rolf, que hoje são estilistas renomados e exemplificam muito bem a moda conceitual atual.

Pra entendermos melhor, vou resumir o significado de moda conceitual, que nada mais é do que um ritual de contemplação e expressão da liberdade criativa. Ou seja, o estilista foge de padrões comerciais e passa a pensar em suas peças como verdadeiras obras de arte, que podem ter algum conceito e significado, ou podem ser apenas resultado de suas imaginações.

Existem vários grandes nomes da moda conceitual, como Gareth Pugh, Hussein Chalaian, John Galliano e no Brasil Jum Nakao, que representam e alimentam muito bem esse tipo de criação.

O diferencial desses estilistas para a maison Viktor & Rolf é a capacidade que essa dupla de holandeses tem em conseguir equilibrar o conceitual e o comercial (usável) em suas coleções. Em praticamente todas as temporadas femininas da marca, eles conseguiram equilibrar muito bem esses dois tipos de criação sem perder o ar de ‘conceitualidade’, algo que eu não vejo como negativo, mas sim como um grande feito no mundo da moda.

Facilmente podemos identificar um desfile da maison holandesa, que usa de recursos únicos e inovadores a cada temporada e consegue exemplificar o poder da moda e arte aliadas.

Fall 2010 – Ready-to-wear

Spring 2010 – Ready-to-wear

Spring 2009 – Ready-to-wear

Fall 2008 – Ready-to-wear

Fall 2007 – Ready-to-wear

Fall 2005 – Ready-to-wear

(Fotos: Style.com)

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