Capital Lovers.


There’s no rules in love and fashion
Junho 28, 2010, 1:16 am
Filed under: Uncategorized | Etiquetas: , ,

Eu nunca acreditei que a moda era pra ser feita de regras, e nem que deveria ser imposta. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, eu sempre acreditei em um conceito diferente sobre essa expressão. A palavra ‘moda’ é sempre vista no contexto da frase ‘Está na moda’ ou ‘Saiu de moda’, o que pra mim é a parte mais irrelevante do seu uso e significado, já que essas quatro letrinhas podem significar algo bem mais amplo do que apenas ‘o que está se usando no momento’. Se formos parar pra pensar, podemos entendê-la como uma palavra cheia de sentidos e linguagens, o que a transforma desde algo genérico a algo subjetivamente pessoal.

O uso (ou mal uso, querendo ser mais direta) da palavra tendência também tem me incomodado muito ultimamente, ainda mais num mundo onde somos escravizados a todo momento. Tendência é algo que sempre vai existir, e não só na moda. Eu acho que a função da moda nesse quesito é nos mostrar algo que não havíamos visto ou pensado em usar, e que talvez possa dar certo, sem forçar a barra ou impor uma regra. Não é porque você ouviu que coisa X é tendência que você vai ter que sair correndo e fazer com que a obtenção dessa coisa seja o seu objetivo de vida no momento. Seguir tendências faz parte da moda sim, mas eu sempre acreditei em estilo próprio e acho que todo mundo devia pensar mais nisso em vez de largá-lo de lado e se importar apenas em usar o que é hit no momento.

Porque não arriscar mais? Porque não tentar ir a fundo na sua essência e caracterizá-la através do seu estilo? Isso também é papel da moda, fazer com que as pessoas se inspirem e façam o melhor uso dela possível, de acordo com as suas personalidades. Não há obrigações ou regras a serem seguidas. Existem dicas, opções e conselhos, que podem ser válidos pra você ou não.

Lembrem-se, a moda TAMBÉM é uma forma de arte e sinônimo de liberdade. E nessa liberdade cada um tem o direito de ser o que quiser.

5 comentários so far
Deixe um comentário

Apoiadíssimo! Até porque tudo que tem regras demais acaba ficando chato! Viva a liberdade!

Comentar por não me mande flores

Show de blog heim!
Gostei do texto e concordo com suas palavras.
Obrigada pela visita, volte sempre e seja muito bem vinda!
Um abraço, Carolina.

Comentar por Marché Noir.

aii que lindo seu texto, você escreve super bem e não tiro sua razão, já vou seguir o blog!
tem twitter?
o meu é @nathaliapro

beijocas

donnaurbanna.blogspot.com

Comentar por nathalia proença

Como você mesma disse no texto, ou a PALAVRA moda é genérica e impessoal ou extremamente introspectiva. A parte genérica é a parte das massas, e as chamadas “tedencias” se encaixam nisso, pois são maneiras de promover o capitalismo e manter a indústria esmagadora da moda.
O que mais me incomoda, e é o que mais tenho observado ultimamente, é que as pessoas perdem sua completa personalidade apenas para estar “in”. Isso é um erro e uma desonra a tudo aquilo que permeia a essência da moda. Moda é expressão, expressão de si mesmo e não repressão para sentir-se incluído.

“Estar MUITO na moda é de mal gosto; estar na moda é de bom gosto; fazer moda é de MUITO bom gosto”

🙂

Comentar por Rossi

Adorei te ver arriscando no texto, super apoio que você escreva mais, dá pra sentir mais sua personalidade. Ficou ótimo.
Sobre essas pessoas que seguem tendência a torto e a direito, acho que elas nunca pararam pra pensar em estilo próprio e é provável que elas ainda não tenham isso muito bem definido. É normal, acho que são poucas as pessoas que você vê e acha realmente “únicas”. Mesmo quem não segue tendência se veste de uma maneira comum as outras, acho que isso também não se encaixa no que seria a definição de “estilo pessoal”.
Tô querendo muito abordar esses temas todos em um post futuramente.
Já falei demais. Beijos!

Comentar por Aline




Deixe uma Resposta

